Search this blog


Home About Contact
terça-feira, 29 de abril de 2008

Atrelando notícias.  

(ponto 01) Pesquisas sobre a Internet revelam que 74% dos consumidores trocam informações sobre marcas na Internet.

As informações geradas por consumidores sobre uma marca ou produto na Internet já são um grande fator de decisão de compra nos Estados Unidos, diz pesquisa da Society For New Communications Research.
.

Que ferramentas utilizam?

Os sites de buscas, sistemas de pontuação online, fóruns de discussão e os blogs são as ferramentas utilizadas pelos usuários que querem ter conhecimento sobre a experiência de compra de outros usuários antes de adquirir um produto.
.
.
.
Vale lembrar:
.
Assim como Top of Mind de Internet, pesquisa que visa conhecer e premiar as marcas mais lembradas pelos usuários quando navegam pela internet, temos exemplos de ações, propagandas, análises, concursos e etc., que utilizam as redes sociais para medir o nível de participação e satisfação de mercado das empresas, produtos, ou até mesmo campanhas publicitárias.
.
.
(ponto 02) Por estes motivos, quem sabe, nasceu um novo negócio:

Os publicitários Bruno Pinaud, Alexandre Braga e Alexandre Souza e os programadores Erwin Julius e André Popp lançam essa semana o iSofa.tv.

O que é?

Nova interface que permite que o usuário, através de uma pesquisa, tenha acesso aos vídeos postados na Internet que estão em evidência.

O programa:

O programa é gratuito, o resultado da busca é apresentado em seqüência, um atrás do outro, como se fosse um canal de televisão. Um algoritmo organiza e hierarquiza todos os vídeos através do cruzamento de dados que selecionam, por exemplo, os vídeos mais acessados os mais premiados e os mais comentados de vários sites da web, e depois gera uma programação.

Essa Internet, essa Internet...

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Caminho rasgado - HP Advanced Photo Paper.  

A agência Publicis Malaysia criou ação de ambiente para divulgar a qualidade de impressão dos papéis fotográficos HP Advanced Photo Paper.





"Com estes papéis, suas fotos parecerão impressas em uma loja fotográfica. O HP Advanced Photo Paper seca num instante, evitando que as fotos sejam danificadas. E, além disso, conta com enorme resistência à água e tem proteção para as impressões digitais."


A ação:

Outdoors displays em forma de 'buracos na imagem" foram colocados em pontos estratégicos insinuando que aquele caminho não era real, e sim uma enorme imagem impressa.


Para mim, mais um exemplo de como é possível anunciar, sem gastar muito, sem deixar de ser interessante, inteligente e eficaz. Simplesmente genial.


Suspiros?

sábado, 26 de abril de 2008

Um Nescau de máquina, por favor!  

Nestlé lança máquina para vender Nescau pronto no PDV.

O Brasil é o país que mais consome achocolatado em pó no mundo, afirma a Nestlé. Outro estudo, da Ipsos, diz que a marca Nescau é a mais lembrada pelos consumidores. Juntando esses dados, a Nestlé criou uma máquina de Nescau que vende o produto pronto na hora em pontos-de-venda de São Paulo.

Objetivo Nestlé:

A meta da empresa é atrair e fidelizar clientes. Para isso, a máquina tem um visual diferenciado e há materiais de apoio para o PDV, como adesivos, banners, móbile, entre outros.

(Publicado em 25/4/2008 - Mundo do Marketing)

Falando nisso:

Já deram uma olhada no site da Nestlé? Tá aí um site e uma empresa que admiro. Os produtos são completos, o site é completo e a preocupação com a qualidade é também completa.

Sou uma consumidora que vive testando o "POSSO SER ÚTIL?" e "FALE COM A GENTE" das empresas, com a Nestlé não fui diferente, testei o marketing de relacionamento da mesma.

"Nós estamos muito interessados no que você tem a dizer. Por isso, criamos este espaço especialmente para você fazer seus comentários, dar sugestões e esclarecer dúvidas. Escreva pra gente! É fácil, rápido e teremos o maior prazer em responder."

Fiz meu cadastro e escrevi minha mensagem para a Nestlé. Falei sobre um possível erro na tabela nutricional da embalagem de um produto que costumo consumir. Tive minha resposta por e-mail em cerca de 2 horas e duas semanas depois a embalagem havia mudado e a informação estava devidamente modificada.

Passou no teste! A Nestlé realmente está interessada no que temos a dizer. Um brinde de Nescau (de máquina de preferência).

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Movimento BLOG Voluntário.  

É isso aí galera, chegou o dia de ajudar!

Desde o dia que realizei o cadastro, venho pensando, o que postar nos dias de ação do Blog Voluntário, que assunto abordar, a quem "ensinar", o que "ensinar"?

Aí, como boa aluna de Publicidade decidi definir meu público-alvo, "ahããã" , bom começo! Vou tirar como base minhas tias que tiveram pouco contato com computador e suas ferramentas. A partir das dúvidas delas, vou falar de forma simples o que significa "esse monte de coisas" que aparecem na tela a hora que o ícone do Internet Explorer é aberto.
-MAS PERA AÍ, O QUE É ÍCONE?
-É, vamos por partes!
1- É a página atual que estais acessando. Sabe quando alguém fala em W W W PONTO ALGUMA COISA PONTO COM PONTO BR? Então, é o site (quando falam em ARROBA é e-mail, não site, fechado?), e todo site vai cair em uma página (4).
2- Barra de Menus. Quando você vai acessar um site, fazer uma pesquisa rápida, você geralmente não precisa utilizar a barra de menus. Arquivo, editar, exibir, favoritos, ferramentas e ajuda funcionam para quando você quer explorar mais do site, como por exemplo imprimir ou buscar uma palavra específica. A princípio não precisa se preocupar com essa barrinha, mas quando tiver mexendo legal no micro, vale dar uma fuçada lá que tem muitas ferramentas interessantes.
3- Essas são as guias, falando nelas é bom lembrar que a gente pode não ter o mesmo Windows e as vezes a disposição das coisas são diferentes, ou tem ferramenta aqui que não tem aí e vice e versa. Para quem utiliza as guias, elas servem para você abrir vários sites (1) em uma mesma página (4). Só com ela (3)você não fica com várias janelas (7) na sua barra de tarefas (7).
4- Disposição do site.
5- Menu Iniciar. É por este menu que você encontra os programas, arquivos, pastas e tudo que você tem instalado no seu computador.
6- Aqui ficam os ícones dos programas que você mais utiliza, assim você tem o acesso facilitado para abri-los mais rapidamente. Clicando com o botão direito do mouse você pode gerenciar suas tarefas (7) ou modificar a barra de ferramentas.
7- Barra de tarefas. Aqui ficam os sites, programas e arquivos que estão abertos no momento porém podem não estar sendo utilizados. Ou seja, você pode ir e vir de um site para outro, ou de um programa para o outro, sem precisar fechar e abrir, basta clicar para ir e vir.
8- Área de notificação. Aqui ficam alguns ícones como o relógio, o volume e geralmente o seu AntiVírus, isso vai depender do que você selecionou para estar ou não ali.

Bom, por hoje é isso. Espero ter colaborado de alguma forma e quero deixar um recadinho:
Não tenha medo, usar o computador é super simples e você não precisa ser "o melhor", basta saber o básico e você já faz um milhão de coisas por aqui, acredite!
Ahh! Muito IMPORTANTE: Leia todos os alertas que aparecem na tela antes de clicar SIM ou NÃO, mas se falarem em APAGAR, EXCLUIR ou DELETAR clique no NÃO.

Beijoca gente, bom final de semana.


terça-feira, 22 de abril de 2008

F/Nazca cria ação inédita para Electrolux.  

Vitrines dão continuidade ao tema da campanha criada pela F/Nazca*:
‘Não é difícil agradar você. É só pensar como você. A Electrolux conseguiu’.


As vitrines virtuais para o Dia das Mães da Electrolux irão interagir com o consumidor através de um mecanismo criado com sensores de presença. Cada vitrine receberá produtos Electrolux (refrigerador, fogão, lavadora, microondas) e uma tela de projeção que exibe uma imagem em tamanho natural de um dos homens que protagonizam a campanha da marca.

A pessoa que passar na frente de uma destas vitrines será surpreendida pela projeção de uma das 15 situações filmadas, que brincam com as características que os homens deveriam ter para agradar as mulheres da mesma forma que a Electrolux faz.

Pena que os pontos-de-venda escolhidos para a ação não são em Florianópolis, para conhecer teremos que dar um pulinho em São Paulo, Rio de Janeiro ou Curitiba. Quem for até lá não esquece de filmar e mandar pra gente ok?

*F/Nazca S&S ganhou a conta da Electrolux no início de 2007 tendo como prioridade a experiência no segmento (atendeu a conta da Arno por 5 anos).

sábado, 19 de abril de 2008

Ações.  

Coca-Cola

Para promover a campanha “Viva o Lado Coca-Cola da Vida” a Coca-Cola oferece um passeio de balão. Até três pessoas poderão acompanhar um instrutor em um vôo de 40 metros de altura, que sobe e desce no mesmo ponto. A ação acontece no Shopping Downtown, no Rio de Janeiro.

Como participar?
É só levar três latas de Coca-Cola vazias e um livro para ser doado.

Quando?
Dias 19,20,26,27 de abriel e 03,04 de maio.

Unilever e Nokia

A Unilever lançou a linha de shampoo Seda Teens baseada em um estudo sobre a vida de garotas entre 12 e 17 anos. O resultado da pesquisa fez com que a companhia firmasse uma parceria com a Nokia para lançar um aparelho de celular co-branded, em todo o Brasil.


















Qual o diferencial do aparelho?

O Nokia Seda Teen é customizado do início ao fim. O tema, os ícones, os papéis de parede, as animações, o encerramento do aparelho, e até um mobile game, tem a cara da campanha “Proibido para maiores de 18 anos”. O aparelho já vem com as músicas preferidas do público teen e a embalagem é personalizada com com brindes para as meninas.



sexta-feira, 18 de abril de 2008

Um "troço"  

A agência Santa Clara cria estratégias para lançar CD e música Pequenas Caixas da banda Leela.

Ao invés de produzir mais um clip, a agência criou um projeto cross-media interativo, focado em entretenimento. A agência desenvolveu um site que resume a idéia da empresa e dá início a aproximação da banda com o público:
www.praquemaisumclipe.com.br.


O refrão da música, "os segredos são guardados em pequenas caixas" é ponto de partida para o desenrolar do projeto. A ação começa com o "troço" , uma mistura de clip com visual de game com várias senhas escondidas. Elas são chave para conteúdos sobre o Leela espalhados na internet: vídeos, mp3, games, concursos colaborativos e prêmios.

A estratégia é tão genial que alguns vídeos aproveitam esse momento de contato com o público para divulgar outras músicas da banda e os participantes da mesma.

O que mais?
Ações de guerrilha nas ruas, um fliperama real com game nos moldes do "troço" do Leela, um mobile site com diversos conteúdos personalizados para celular e diversos prêmios.

O resultado?
Depois de navegar no site e descobrir vídeos no
Youtube, a música Pequenas Caixas não sai mais da sua cabeça.

O que seria do novo CD da banda sem esse planejamento estratégico? Alguém arrisca?

Onde? E onde?

quinta-feira, 17 de abril de 2008

A maior celebração mundial de jovens voluntários.  

O Dia Global do Voluntariado Jovem acontece desde 2000 em mais de 120 países.

O que é?
Interessados formam um Grupo de Ação, identificam uma necessidade na comunidade, planejam e realizam uma ação que contribua para a solução do problema. Os voluntários devem cadastrar seus grupos, dividir as tarefas e colocar a mão na massa. Para disseminar essa idéia, no dia, horário e local marcados os grupos devem tirar fotos e fazer vídeos que acrescentam ao relatório de ação que dá direito ao certificado de participação ao Dia Global.

Imagine essa ação realizada no mundo on-line, com ações voltadas ao combate do analfabetismo digital. O
Instituto Voluntários em Ação imaginou, criou e estreou o Movimento Blog Voluntário (MBV).

Como será? Nos dias 25, 26 e 27 de abril os blogs participantes reservam um post pra ensinar uma pessoa leiga a fazer algo básico no computador. Vale artigo, tutorial, exemplos e etc., o tema vai de acordo com cada blog. É só se cadastrar e postar.

Você não vai ficar fora dessa, vai?


quarta-feira, 16 de abril de 2008

Bruna Pires  

.
.
.

Natural de Florianópolis/SC, tem 21 anos. Movida à música, apaixonada por cinema e admiradora de boas idéias tornou-se blogueira por sua constante vontade de aprender.
Estudante da 7ª fase de Publicidade e Propaganda entrou para o mercado publicitário como assistente de produção, coordenadou projetos
de mídia digital e hoje é analista de redes sociais e planejamento online.
Ariana convicta, fascinada por planejamento, lida com seu perfeccionismo e com sua loucura por escrever sempre mais.
.
Sobre o Blogdabruka
.
Por aqui, novidades da publicidade e propaganda, ações, mídia digital, pdv e muito marketing. Pretendo compartilhar idéias e claro, aprender. Aceito sugestões, me empolgo com comentários e espero ler opiniões dos leitores.
.
Uma beijoca e sejam bem-vindos.
;)
.
.

Enfim, no ar! Depois te tantas idas e vinhas, dúvidas e medos, consegui deixar o perfeccionismo de lado e começar a escrever, mesmo que sem foco e com assuntos um tanto diversificados. Muito prazer, Bruna Pires, fascinada por Publicidade e Propaganda, apaixonada por aulas e com vontade de quero mais.

E lá vamos nós...

O Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) criou uma nova regulamentação para a propaganda de bebidas alcoólicas. A Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) acaba de colocar no ar uma campanha criada pela F/Nazca S&S, contra a possível ampliação das restrições.

O que fica proibido então? Ilustrações, áudios ou vídeos que sugiram a ingestão dos produtos, o estímulo do consumo exagerado ou irresponsável de bebidas alcoólicas, o uso das modelos publicitárias como objeto sexual e a participação de crianças e adolescentes nas peças publicitárias.

A campanha da Abap traz um texto que defende a liberdade de veiculação de campanhas de cervejas: "Querem proibir a propaganda de cerveja no Brasil. É o mesmo que proibirem a fabricação de abridores de garrafas no Brasil".

Argumento aceito?

É criativos, já que o clichê que dava resultado está sendo abolido, a solução agora é rebolar (sem as bundas, é claro).

Mais? e mais?

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Alô, Bruka?  

.
E-mail
.
brukapires@gmail.com
.
Orkut
.
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9413370123311176466
.
Twitter
.
https://twitter.com/brukapires
.
.